Por que HBO, CNN e Cartoon podem deixar o Brasil.


Data da postagem:18/05/2017
                 
                               

Acaba de entrar para a berlinda a aquisição histórica da Time Warner pela AT&T, controladora da empresa de canais por assinaturas Sky.

Fechada em outubro de 2016 por 85,4 bilhões de dólares, a compra foi notificada hoje pela Ancine, depois de uma análise técnica de concorrência de mercado feita a pedido do Cade, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
O relatório aponta que empresas de telecomunicações não podem ter mais de 30% de participação do capital total e votante de produtoras e programadoras com sede no Brasil.
A nota técnica encaminhada pela Ancine ao Cade ainda conclui que a integração dos negócios de dois dos principais grupos do setor pode “resultar em efeitos anticompetitivos no segmento de TV por assinatura brasileiro”.
Caso a contrariedade à operação chegue às últimas consequências, uma opção seria a da companhia se desfazer de canais  pagos da Time Warner no Brasil – CNN, HBO e Cartoon Network estão entre eles.
Outra opção seria a de se desfazer da operação da Sky, uma possibilidade apontada por analistas depois da compra da DirecTV pela AT&T.
Tela quente
A concentração de mercado da qual a Ancine se refere é consequência da dimensão de negócio conquistada pela holding AT&T depois da compra do grupo DirecTV.
Trata-se de uma aquisição recente, de julho de 2015, concluída por 49 bilhões de dólares, e que atribuiu à AT&T milhares de assinantes a mais, além de um lucro bem maior – o faturamento global atingiu 146,8 bilhões de dólares em 2015.
No Brasil, a oferta dos canais da companhia é feita pela segunda maior empresa de tevê por assinatura do país, a Sky, em número de assinantes, dona de 28,3% do mercado.
Por outro lado, a Time Warner é uma empresa do grupo Time Warner, cujo faturamento bruto mundial chegou a 28,1 bilhões de dólares no último ano. É a segunda em número de assinantes no Brasil, com uma fatia de 24,4%.
O conglomerado possui o maior número de canais com programação distinta, 33, sendo 23 também ofertados em versão HD, entre eles o HBO e Cartoon Network.
Fonte:http://exame.abril.com.br/negocios/por-que-hbo-cnn-e-cartoon-podem-deixar-o-brasil/

5 Comentários

Deixe seu comentário

  1. Essa Ancine não serve pra nada e essas leis imprestáveis do brasil são um lixo.

    ResponderExcluir
  2. Se o Cartoon Network sair,como é que eu vou ficar LARGADA NO SOFÁ assistindo o TITIO AVÔ???

    ResponderExcluir
  3. VAI PA PQP ancine,,,,Bem assim mesmo,,,,esse país fdp,,,

    ResponderExcluir
  4. VAI PA PQP ancine,,,,Bem assim mesmo,,,,esse país fdp,,,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem