SADA CRUZEIRO E FUNVIC TAUBATÉ DECIDEM A SUPERLIGA MASCULINA 2017 NESTE DOMINGO


DATA DA POSTAGEM: 07/06/2017



Ginásio lotado, duas enormes equipes em quadra e transmissão ao vivo pela principal TV do país. A final da Superliga Masculina em Belo Horizonte tem tudo para ser histórica no duelo que envolve Sada Cruzeiro (MG) e Funvic Taubaté (SP) a partir das 10h deste domingo (7), no Ginásio do Mineirinho. O grande jogo vai ser mostrado pela TV Globo, Sportv e Redetv.



Cerca de 15.000 pessoas estarão nas arquibancadas do ginásio, naquele que deve ser um dos grandes públicos do voleibol não só no Brasil, mas em todo o mundo nesta temporada. Dificilmente tanta gente para o que está fazendo para ir a uma arena e acompanhar um duelo entre duas equipes – e não seleções – de vôlei, mas uma olhada atenta para a final desta Superliga Masculina mostra a razão de tamanha procura.



 SERÁ UM ESPETÁCULO À ALTURA DO VÔLEI CAMPEÃO OLÍMPICO

Tanto Cruzeiro Sada quanto Funvic Taubaté têm verdadeiras seleções em seus elencos. É até difícil escolher os destaques, tamanha a qualidade dos times. Mas se de destaques vive o esporte, dos pontos vive o vôlei – então é impossível falar da decisão deste domingo sem citar Wallace, oposto do Funvic Taubaté e maior pontuador da história da Superliga.



Medalha de ouro e grande nome da última conquista olímpica do Brasil na Rio-2016, Wallace está em sua 11ª edição de Superliga e já marcou 4.321 pontos. É uma máquina de virar bolas que não encontra ninguém parecido no Brasil.



“A pontuação alta em uma partida, especialmente na final, é fundamental para que eu, como oposto, ajude o time a vencer”, analisa Wallace. “Não penso nisso como algo que me valorize pessoalmente. O jogador da minha posição tem que pontuar bem, claro, e procuro fazer isso a cada partida, sempre na intenção de ajudar a minha equipe, mas tenho que destacar que a questão em si de ser o maior pontuador não muda muita coisa. Eu gosto de ter uma boa eficiência no ataque.”



A eficiência no ataque significa também a eficiência das suas equipes. Aos 29 anos, Wallace luta simplesmente pelo seu quinto título de Superliga, o primeiro pelo Funvic Taubaté logo na primeira temporada em que veste a camisa do clube paulista.



 O SADA CRUZEIRO TAMBÉM TEM SUA MÁQUINA DE PONTUAR

Poucas decisões no mundo podem colocar em quadra o maior pontuador da história de um torneio justamente contra o terceiro neste item das estatísticas. Pois será isto que vai acontecer no Mineirinho com o duelo entre Wallace e Filipe, ponteiro do Sada Cruzeiro (MG), que até aqui conquistou 3.843 pontos na competição.



Filipe, porém, já tem cinco títulos na Superliga, algo que Wallace está em busca. A diferença de currículo se deve também a uma diferença de idade. Filipe tem 37 anos (Wallace, 29) e joga a Superliga desde 2000.



“Posso dizer que a experiência conta muito”, afirmou o ponteiro cruzeirense. “Com o passar do tempo, fui contribuindo com a minha técnica, aprendizado, liderança e creio que toda essa bagagem me ajudou muito. Venho repassando isso para as equipes, especialmente os mais jovens.”



Falar em experiência e pontuações é falar também nos impressionantes sete títulos conquistados por dois outros protagonistas desta final: Serginho, líbero do Sada Cruzeiro, e Éder, central do Funvic Taubaté. Ambos são os maiores campeões da história da Superliga e fazem entre si um duelo para ver quem obtém a oitava conquista e se isola nesta contagem.



Serginho tem 38 anos e defende o Sada Cruzeiro desde 2010. E atua da maneira mais eficiente possível – em absoluto silêncio. “Acho que passo tranquilidade para os mais jovens mesmo sem falar muito. Evito falar o tempo todo e prefiro focar no jogo e deixar que as coisas fluam naturalmente. Acredito que os mais jovens se sintam mais à vontade assim.”



Há experiência e há uma bagagem admirável. Mas o nervosismo ainda faz parte da rotina de uma final tão equilibrada e recheada de craques como esta, analisa Éder: “Tento mostrar, especialmente, a importância da tranquilidade. Em um jogo único não podemos nos dar ao luxo de errar. Não podemos começar cometendo erros por ansiedade, porque isso pode fazer diferença no resultado final. É a primeira vez que o projeto de Taubaté chega a final e é tudo muito novo. Estou tentando fazer o meu melhor diante dessa situação para ajudar o máximo possível.”



O favoritismo é do Sada Cruzeiro (MG), que pode ser considerado assim mesmo com a decisão sendo disputada no formato de jogo único.



O time vem sendo o grande papão de títulos nacionais e mundiais das últimas temporadas, e sua ida à decisão foi tranquila, despachando o Vôlei Brasil Kirin em apenas três jogos na semifinal. O Funvic Taubaté sofreu um pouco mais, precisando de quatro partidas. O fato de a grande decisão ocorrer em Belo Horizonte também é algo a ser considerado, com a presença em peso da torcida do Cruzeiro.












Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem