Noticia
Loading...

SBT,RECORD TV e Rede Tv correm para evitar apagão digital em Goiás de Seu sinal na Tv Paga.

Data da postagem:30/05/2017
Comunicado exibido pela Net em seu canal do assinante em Goiânia relata falta de acordo.
Por:Daniel Castro

Executivos da Record, do SBT e da TV Serra Dourada estão correndo para fechar um acordo, ainda nesta terça-feira (30), com as operadoras de TV por assinatura que atuam em Goiânia. A capital de Goiás deverá desligar os sinais analógicos de televisão amanhã (31). Sem um contrato com as operadoras, as emissoras correm o risco de ficarem fora do cabo e do satélite, repetindo o desastre ocorrido no final de março na Grande São Paulo.

Afiliada do SBT, a TV Serra Dourada trabalha nos bastidores para adiar o apagão analógico _e, consequentemente, o apagão digital na TV paga. A seu favor, a emissora conta com uma pesquisa do Ibope Inteligência que mostra que 12% dos domicílios da região metropolitana de Goiânia ainda não têm televisores digitais. O desligamento dos sinais analógicos só pode ocorrer quando esse índice for igual ou menor do que 7%.

[ x ]
A decisão de adiar ou não o apagão analógico deverá ser tomada em uma reunião nesta terça do Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV), grupo formado por emissoras, operadoras de telefonia e órgãos do governo. Há três possibilidades: manter o apagão nesta quarta, implantá-lo gradativamente nas próximas semanas ou adiar por um período maior.

Independentemente do adiamento ou não, as emissoras correm para costurar um acordo com as operadoras de TV por assinatura. Maior operadora de cabo do país, a Net já exibe um comunicado (veja abaixo) em que informa não ter acordo com SBT, Record e RedeTV! para continuar exibindo suas programações após o fim da TV analógica.

De acordo com a lei 12.485, de 2011, as emissoras podem cobrar por seus sinais digitais. De olho no potencial de receitas, Record, SBT e RedeTV! se uniram e criaram a Simba, uma empresa para negociar seus sinais com as operadoras.

Com o apagão analógico em São Paulo, maior mercado do país, a Simba partiu para o confronto e determinou o desligamento de seus sinais nas operadoras. O resultado foi uma queda de até 30% no Ibope e nenhum acordo comercial com as empresas de TV a cabo e satélite até agora.

Para evitar os mesmos danos em Goiânia, a Serra Dourada e a Record Goiás estão tentando fechar um contrato de licenciamento gratuito com as operadoras, com validade até a conclusão de um acordo nacional.

Mas as operadoras também exigem um documento com força legal das cabeças-de-rede, no caso o SBT e a Record de São Paulo, que são donas dos direitos de imagem da maioria dos programas.

Segundo fontes das emissoras, esse acordo está pronto. Já as operadoras dizem que não tem nada fechado para continuar com as três redes em seus line-ups em Goiás.





Share on Google Plus

About Beto Skyhd

Antenados na Sky e Cia.

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu comentário