Por cotas de TV mais altas, Sport e Naútico saem da Liga do Nordeste e são criticados pela própria torcida.

Data da postagem:03/07/2017

Por: Gabriel Vaquer e Thell de Castro

Um dos campeonatos mais organizados do Brasil, a Copa do Nordeste pode ter desfalques importantes a partir do próximo ano. O Sport Recife e o Náutico anunciaram nesta segunda-feira (3) que sairão da Liga do Nordeste, que organiza a competição. 

Segundo os times pernambucanos, a saída ocorreu pelo fato de considerarem o valor de cota muito baixo - cerca de 600 mil reais na primeira fase, com o valor aumentando caso o time passe de fase. Um desses valores é o direito de transmissão, pago pelo Esporte Interativo. 

O Bahia, campeão de 2017, por exemplo, levou mais de 3 milhões de reais em premiações, valor maior do que as cotas da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro da Série B, que o clube disputou em 2016. 

Sport lidera um movimento que quer mais dinheiro pela cota de televisão. O Náutico também deverá sair, mas o Santa Cruz, outro pernambucano, segundo apurou o TV História, ficará na Liga. 

A proposta de Sport e Náutico, segundo eles, é formar uma nova liga, com os oito maiores do Nordeste. Bahia e Vitória, assim como Ceará, negaram o convite inicial, mas os embates continuam. 

Os clubes pernambucanos também estão tentando convencer outros clubes a deixarem a Liga, mas não deverão ter sucesso. Segundo o TV História apurou, clubes de Bahia, como o Bahia e Vitória, os cearenses Fortaleza e Ceará, e o pernambucano Santa Cruz ficarão com o EI. 

Campeão pernambucano deste ano e vice do Nordestão, o Sport teria vaga direta para o regional. Quarto colocado no Estadual, o Náutico já estaria fora da competição de qualquer forma. O Santa Cruz foi o terceiro. Em princípio, participaria de uma seletiva para entrar na fase de grupos da competição. Com a iminente saída do Leão, porém, herdaria uma posição diretamente na fase principal. 

Com o anúncio da saída dos dois, Sport e Náutico estão sendo massivamente criticados pela própria torcida. Em comentários no Facebook, a torcida diz que o clube está sendo "mesquinho" e não está pensando no melhor para a região. 

O que mais tem chamado a atenção da torcida é que o Sport está lutando no Nordestão, algo oposto do que pede no Brasileiro. Na competição nacional, eles querem cotas mais próximas dos valores recebidos por Corinthians e Flamengo, por exemplo. Na Copa do Nordeste, o Sport quer ganhar mais do que os outros, 

O modelo de divisão da Liga do Nordeste é votado com representantes de todos os clubes. O atual modo foi aprovado pela maioria, o que leva a crer que a saída é totalmente radical e desalinhada com a maioria dos clubes participantes. 

Veja alguns prints de torcedores criticando a saída dos clubes: 







Fonte:Tv Historia

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem