Goiânia desliga sinal analógico dia 31 de maio; Simba não confirma se retirará canais.

Data da postagem:26/05/2017

Está marcado para o próximo dia 31 de maio, uma quarta-feira, o terceiro grande desligamento de sinal analógico no Brasil. A cidade de Goiânia (GO) é a próxima capital que deixará de ter TV de forma analógica, bem como outras 27 cidades do estado.

A divulgação é grande nas emissoras de televisão, mas algumas incertezas ainda pairam no público goiano. A primeira delas envolve a mesma polêmica do switch-off em São Paulo: a Simba Content - joint-venture formada por RecordTV, SBT e RedeTV! - vai retirar os seus canais das operadoras pagas em Goiânia?

Em contato feito pelo TV História, a assessoria de imprensa da empresa disse ainda não ter uma posição clara sobre isto - ou seja, ainda não se sabe oficialmente se a Simba adotará a mesma postura em Goiânia. 

No entanto, se a Simba tem a intenção de não retirar os canais, as operadoras ainda não foram avisadas. Para assinantes do estado goiano, a NET está comunicando - tanto por telefone, quanto por envio de mensagem para o decodificador -, há pelo menos duas semanas, que retirará as três emissoras. Um desses avisos pode ser visto na foto abaixo. 


Quem mais deseja que este assunto seja resolvido é a TV Serra Dourada, afiliada do SBT. O seu sinal digital ainda carece de problemas em algumas localidades e a retirada da TV por assinatura pode acentuar uma queda no Ibope já esperada.

Mesmo fazendo parte da Simba, a Record Goiás está otimista. Há um ano, a emissora está investindo em antenas de transmissão digital em cidades-chaves do estado. Uma apresentadora ouvida pelo TV História diz que, por conta deste investimento, a Record pode até atingir a liderança, mesmo sem TVs pagas.

Mas quem está realmente animada é a TV Anhanguera/Globo e a TV Goiânia/Band. Funcionários dos canais esperam um ganho de, pelo menos, 20% de Ibope nos primeiros dias sem sinal analógico, justamente por conta do problema da Simba com as TVs por assinatura. 

O planejamento no Dia D

Para o dia D, o dia chave do desligamento, as emissoras estão planejando ações especiais. A TV Anhanguera, afiliada da Globo, pensa em fazer um Jornal Anhanguera fora do estúdio e especial, para explicar a transição do sistema antigo.

Na TV Goiânia/Band, uma tática usada nas últimas semanas vai continuar. O programa Fala Goiás, apresentado por Marcos Maracanã, tem dado toda terça-feira kits digitais gratuitos para a população.

Toda a semana, cerca de 60 pessoas estão fazendo fila na sede da emissora, no bairro de Setor Bueno, em Goiânia, para pegar os kits. "Nem quando estregamos cestas básicas tivemos tanta procura", diz o editor-chefe do Fala Goiás, Josuá Barroso.

Na Record Goiás, também se planeja a apresentação de alguns de seus jornais fora do estúdio por conta do desligamento, mas isto ainda não está 100% concreto.

Fonte:Tv historia por Gabriel Vaquer


Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem