Amistoso do Brasil sem Globo quebra paradigma da história da televisão brasileira.

Data da postagem:07/06/2017


Por:Douglas Silva


Nos próximos dias 9 e 13, a Seleção Brasileira entrará em campo contra a Argentina e Austrália, mas com um desfalque: o Grupo Globo. Isso mesmo, você não entendeu errado! Nem a Globo e nem o SporTV transmitirão os dois jogos da equipe comandada por Tite na "terra do canguru".


Por mais que os jogos estejam marcados para começar às 7h da manhã, o principal "problema" não foi esse. Agora a CBF não trabalha mais com exclusividades, ou seja, a entidade que rege o futebol brasileiro foi para o mercado e fechou uma parceria com a TV Brasil e TV Cultura.

Podemos dizer que isso é um fato histórico e uma enorme quebra de paradigma na televisão brasileira, pois desde que me entendo por gente (tenho 25 anos), apenas a Globo e o SporTV transmitiam os jogos do Brasil em amistosos e eliminatórias (já que o contrato da Copa do Mundo é fechado com a FIFA).

Mesmo que alguns jornalistas afirmem que este momento aconteceu por um atrito entre Grupo Globo x CBF, quem saiu ganhando, principalmente, foi o telespectador e, claro, o mercado televisivo e também outros meios de comunicação.

Além da TV, a CBF ofereceu o serviço para o Twitter e para o Facebook (algo que já acontece com a NFL e MLB nos EUA) abrindo inúmeros campos de marketing e também favorecendo o público que (agora) não precisa apenas da TV para assistir um jogo.

Outro ponto que podemos destacar nessa nova política de não exclusividade adotada pela CBF é a abertura para outros canais de televisão transmitirem as partidas; como aconteceu no amistoso entre Brasil x Colômbia.

Mesmo que a Globo saiba de cor e salteado a "receita" de como realizar uma transmissão, abrir a possiblidade para a TV Brasil, RecordTV, Band, Esporte Interativo e demais canais faz com que surja a oportunidade de conhecermos novos olhares e opiniões dos narradores, comentaristas e repórteres.

A CBF inicialmente convidou Nivaldo Prieto (atualmente no Fox Sports) para narrar e como colegas de trabalho os comentaristas e campeões mundiais Pelé e Denílson (que está na Band). Acredito que nada impeça que futuramente exista um adendo neste novo contrato para que os canais possam ter a equipe própria de narradores e comentaristas, mas logo de cara teremos uma surpresa.

Agora a CBF passa a adotar um movimento que é bem comum em outros países, e torcemos para que dê certo e todos saiam ganhando, principalmente o telespectador que possui o direito de poder escolher em qual canal ele pode assistir.

Fonte:Tv Historia




1 Comentários

Deixe seu comentário

  1. There's shocking news in the sports betting industry.

    It's been said that every bettor needs to look at this,

    Watch this now or quit betting on sports...

    Sports Cash System - Robotic Sports Betting Software.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem