Filmes TV Brasil – 21 a 29 de abril




No Paraíso das Solteironas” 

Sábado, 21 de abril, às 16h 

Um homem acostumado à vida do interior não poderia imaginar que, ao tentar a sorte na cidade grande, seria objeto do desejo de uma turma de solteironas. O personagem de Mazzaropi ainda se envolve em confusões com a dona do hotel e é colocado às voltas com uma quadrilha e um grupo de ciganos. 


“O Lamparina” 

Sábado, 21 de abril, às 23h30 

Em "O Lamparina", Amácio Mazzaropi interpreta Bernardino Jabá, pacato homem do campo que acaba se disfarçando de cangaceiro para não se defrontar com o bando de Zé Candieiro. 

Incrementando a farsa, ele faz com que sua família inteira finja ser parte de seu bando. E todos vão parar no acampamento dos verdadeiros cangaceiros, onde o “destemido” Lamparina vai ter que mostrar que é um cabra valente de verdade. 

Com figurinos marcantes e direção de Glauco Mirko Laurelli, o longa tem no elenco, além de Mazzaropi, Geny Prado e Emiliano Queiroz. 

 Classificação Indicativa: Livre. 



“Braço de Diamante” -Inédito. 

Sábado, 21 de abril, às 3h 

O cidadão soviético Semyon Gorbunkov sai a passeio em um cruzeiro marítimo. No retorno à URSS, acaba levando joias, que haviam sido escondidas por engano no gesso colocado em seu braço após uma queda durante a viagem. 

Enquanto os contrabandistas realizam várias tentativas para recuperar as joias, um capitão da polícia russa usa Gorbunkov como isca para pegar os criminosos. Já a esposa do protagonista começa a desconfiar de que ele fora recrutado pela inteligência estrangeira, ou pior: de que tem um caso com outra mulher. 




“12 Cadeiras” -Inédito. 



Segunda-feira, 23 de abril, às 23h45 

Entre 1921 e 1928, com a economia arrasada após o fim da Guerra Civil, a União Soviética adotou a Nova Política Econômica (NEP), definida por Lenin como um recuo tático caracterizado pelo estímulo à pequena propriedade privada no comércio varejista, indústria e agricultura. 

A introdução de práticas capitalistas, naquele momento, estimulava, de fato, a produção de mercadorias, mas, como não podia deixar de ser, trazia em sua esteira desigualdade. 

Um ex-aristocrata procura uma fortuna em diamantes escondidos pela sogra, antes de morrer, no forro de uma cadeira. Seu braço direito é o eloquente e ardiloso Ostap Bender, um vigarista tão típico daqueles tempos que entrou para sempre no folclore russo. 

O filme é uma adaptação do romance "As Doze Cadeiras", de Ilya Ilf e Evgueny Petrov. A história recebeu muitas adaptações cinematográficas. No Brasil foram exibidas apenas três: a de Mel Brooks, que levou o nome de "Banzé na Rússia", em 1970, a de Richard Wallace ("Está no Papo", 1945) e a versão da Atlântida, de 1957, com Oscarito. 


“Santoro – o homem e sua música” 

Terça-feira, 24 de abril, às 23h45 

Além de imagens do próprio maestro registradas em vídeo, o documentário traz o depoimento de familiares, biógrafos, amigos e musicólogos, que comentam traços de sua personalidade física e musical. 

Com direção musical de Alessandro Santoro, o documentário registrou algumas das principais obras musicais de Claudio Santoro, executadas por seis orquestras e por músicos em diversas outras formações, como solo, duo, trio e quarteto. 

Claudio Santoro é um dos mais importantes músicos eruditos do Brasil, ao lado de Carlos Gomes e Villa-Lobos. 

 Classificação Indicativa: Livre 

“O Puritano da Rua Augusta” 

Quarta-feira, 25 de abril, às 23h45 

Punduroso (Amácio Mazzaropi) é um pai de família extremamente conservador. Ele deixa os filhos loucos com sua mania de manter a moral e os bons costumes sempre em primeiro lugar. 

Após sofrer um ataque do coração, tudo muda. Punduroso passa a se comportar como um jovem outra vez: muda o cabelo, as roupas e até o gosto pela música. 

Classificação Indicativa: Livre. 


“Raízes do Carnaval de Luanda” 

Quinta-feira, 26 de abril, às 23h45 

Derivado das brincadeiras de entrudo português, o Carnaval de Angola teve os primeiros registros datados de 1857. No entanto, reprimido pelo colonialismo, foi somente a partir da independência que retomou sua plena liberdade e, em 1978, passou a ser um evento anual. 

O documentário Raízes do Carnaval de Luanda conta a trajetória dessa festa popular, que com o tempo foi se enriquecendo e se transformando e ganhou uma enorme variedade de cantos e danças de origem africana, evoluindo constantemente para a forma como o Carnaval hoje é comemorado em Angola. 

Não somente um painel da evolução histórica, com imagens de época, o documentário também confronta diferentes pontos de vista de artistas e pessoas influentes nas estruturas organizacionais da cultura angolana, mostrando a complexidade e a dimensão de um processo que está em constante transformação e evolução. 


“Xinguilamento: a força dos ancestrais” 

Quinta-feira, 26 de abril, à 0h45 

O documentário aborda o ritual de iniciação comum aos axiluanda, habitantes da Ilha de Luanda, bairro da capital de Angola. O rito mantém fortes as tradições, cultuadas com muita determinação, e estabelece a comunicação com o espírito dos antepassados (Kalundús). 

O xinguilamento materializa a comunicação entre um indivíduo da comunidade ''com os espíritos dos seus entes queridos já falecidos 

A produção apresenta o olhar de estudiosos e pesquisadores das manifestações culturais do povo angolano e cenas reais das diferentes manifestações do xinguilamento. 

 Classificação Indicativa: 18 anos 


“Uma Pistola para Djeca” 

Sábado, 28 de abril, às 16h 

Amácio Mazzaropi interpreta Gumercindo, homem pobre e honesto que tem sua filha seduzida pelo filho do fazendeiro. A garota fica grávida e o bebê vira motivo de chacotas por não ter pai. 

O patrão acaba expulsando o trabalhador de suas terras e Gumercindo se une a fazendeiros vizinhos para o ajuste de contas. Agora, a justiça deve ser feita. Só será preciso que algum louco dê “Uma Pistola para Djeca.” 

Classificação Indicativa: Livre.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem