Filmes da TV Brasil entre 1º e 6 de janeiro de 2019

Se Segura, Malandro!

Terça-feira, dia 1º de janeiro, 22h45

A madrasta realidade que se abate sobre a maioria da população carioca é exorcizada pelo riso nesse segundo filme de Hugo Carvana.  Uma louquíssima estação de rádio clandestina, comandada pelo não menos louco animador Paulo Otávio (Hugo Carvana) e pela repórter de rua Calói Volante (Denise Bandeira),  desvenda em suas reportagens todo o absurdo do cotidiano carioca.

Alcebíades (Lutero Luiz) resolve sequestrar um  elevador no dia em que completa 30 anos de trabalho, num gesto de protesto contra uma existência opaca e inútil, mas uma multidão de personagens ocupa e enlouquece mais ainda o elevador.

Um casal de nordestinos que acaba raptando cachorros de madame para faturar as recompensas; um criminoso (Cláudio Marzo), que vai assaltando quem passa no caminho de seu cooper matinal e o economista filhinho do papai que vai morar na favela e trabalhar como operário por imposição paterna, são alguns dos personagens  desse divertido e original painel urbano.

Ano: 1977. País: Brasil. Gênero: Ficção, Diretor: Hugo Carvana. Elenco:  Hugo Carvana, Denise Bandeira, Maria Cláudia, Lutero Luiz, Peréio, Antonio Pedro, Wilson  Grey, Louise Cardoso, Vera Setta. Classificação Indicativa: 16 anos

Bar Esperança, o último que fecha
Quarta-feira, dia 2 de janeiro, às 22h45

Um grupo de pessoas se reúne em um bar de Ipanema que está prestes a fechar para dar lugar a um edifício. Intelectuais, artistas e gente da noite juntam forças para impedir sua demolição. Entre os muitos fregueses do bar estão a atriz Ana, seu marido Zeca e um casal que está sempre brigando.

No Festival de Gramado de 1983, "Bar Esperança, o último que fecha" recebeu o troféu Kikito nas categorias de melhor atriz (Marília Pêra), melhor roteiro (Hugo Carvana, Denise Bandeira, Marta Alencar, Euclydes Marinho e Armando Costa), melhor atriz coadjuvante (Sylvia Bandeira).

Ano: 1983. Gênero: Comédia. Direção: Hugo Carvana. Elenco Marília Pêra, Hugo Carvana, Paulo César Pereio, Sílvia Bandeira, Thelma Reston, Antônio Pedro, Louise Cardoso, Nelson Dantas, Anselmo Vasconcelos, Luiz Fernando Guimarães, Daniel Filho, Jonas Torres.

Mãe só há uma
Quinta-feira, dia 3 de janeiro, às 22h45


Dirigido pela cineasta Anna Muylaert, o drama "Mãe Só Há Uma" é uma obra de ficção inspirada no caso Wilma-Pedrinho, em que se constatou que o menino havia sido sequestrado na maternidade e criado por uma família que não era a sua.
Na trama de dramaturgia, o adolescente Pierre é obrigado a fazer um teste de DNA após denúncia anônima e a prisão de sua mãe pela polícia. Ele descobre que foi roubado na maternidade e que essa mulher que o criou não é sua mãe biológica.
Após a revelação, o garoto fica confuso. Ele vai ao encontro de seus parentes verdadeiros que o chamam de Felipe. O rapaz muda de família, de nome, de casa e de escola; tudo isso em meio às descobertas da juventude.
A nova realidade faz com que o rapaz encontre finalmente sua real identidade. A verdade sobre sua origem tem ainda uma questão extra: ao trocar de família, o adolescente percebe uma latente transexualidade.
O longa "Mãe Só Há Uma" participou do Festival de Berlim. O drama recebeu o prêmio de Melhor filme Queer, um dos troféus da 30ª edição do Teddy Awards, nome dado à mostra independente da Berlinale voltada às produções ligadas à diversidade sexual.
O reconhecimento foi concedido pelo júri especial revista alemã Männer. No elenco, a produção nacional exibida pela TV Brasil reúne Naomi Nero - sobrinho do ator Alexandre Nero - Matheus Nachtergaele e Dani Nefussi como protagonistas.

Em sua filmografia, a diretora  Anna Muylaert tem outro grande sucesso: o premiado drama "Que horas ela volta?" (2015). Entre outras produções que a cineasta realizou, vale mencionar o elogiado filme "Durval Discos" (2002).

Ano: 2016. Gênero: drama. Direção: Anna Muylaert. Elenco: Naomi Nero, Dani Nefussi, Matheus Nachtergaele, Luciana Paes, Helena Albergaria.Classificação indicativa: 16 anos.


“Estradeiros”
Sexta-feira, dia 4 de janeiro, às 22h45

Road movie que passa por Peru, Buenos Aires, São Tomé das Letras, Recife e São Paulo, mas sem destino definido. Registra o estilo de vida de uma tribo nômade que, formada por indivíduos de diversas origens, vivem da arte que vendem percorrendo vários lugares da América Latina.

O documentário “Estradeiros” registra os passos dos integrantes do grupo, que se vestem com roupas precárias, quase sempre sujas, cabelos desgrenhados e andam quase sempre a pé.

Os membros da tribo vendem sua arte em práticos mostruários de tecido que carregam por todos os lugares por onde passam. O documentário interpreta a geografia, a organização política e social e a mitologia de uma tribo que não se reconhece como tal.

Classificação Indicativa: 14 anos. Ano de estreia: 2011. Gênero: documentário. Direção: Renata Pinheiro e Sergio Oliveira. Classificação indicativa: 14 anos

“O Puritano da rua Augusta”
Sábado, dia 5 de dezembro, às 16h

Punduroso (Amácio Mazzaropi) é um pai de família extremamente conservador. Ele deixa os filhos loucos com sua mania de manter a moral e os bons costumes sempre em primeiro lugar.

Após sofrer um ataque do coração, tudo muda. Punduroso passa a se comportar como um jovem outra vez: muda o cabelo, as roupas e até o gosto pela música.

Ano: 1965. Gênero: comédia. Direção: Amácio Mazzaropi, com Amácio Mazzaropi, Marly Marley, Marina Freire, Elizabeth Hartmann, Edgard Franco. Classificação Indicativa: Livre.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem