Globo, SBT e Record TV exibem vídeos falsos de tragédia em Minas Gerais


O jornalismo da Globo, da Record TV e do SBT acabaram caindo nas famosas "fake news" e exibiram vídeos falsos da tragédia em Brumadinho (MG), ocorrida na tarde da última sexta-feira (25) e que repercutiu em todo o mundo. 

No SBT, o caso foi durante o seu principal telejornal, o "SBT Brasil", apresentado neste sábado (26) pelos jornalistas Daniel Adjuto e Carolina Aguaidas. 

Durante VTs sobre o ocorrido, foram ao ar imagens do que seria o momento exato do vazamento da barragem da empresa Vale, que provocou todo o estrago. 

No entanto, as cenas mostradas pelo canal de Silvio Santos eram falsas. O vídeo exibido era de 2017, e élde fora do Brasil, mais exatamente de Laos, país do sudeste asiático (imagem abaixo do tweet).


Apenas no final do telejornal, após repercussão na web, o SBT se retratou: "No início do jornal nós exibimos por equívoco uma imagem que não se refere ao rompimento da barragem de Brumadinho. O 'SBT Brasil' se desculpa pelo erro".

Já na Globo, um outro problema, dessa vez no extenso "Jornal Hoje", exibido em boa parte da tarde deste sábado, com apresentação de Maria Júlia Coutinho.

No VT, também estava sendo mostrado o que seria o possível momento do rompimento da barragem na cidade da Grande BH. Nele, as pessoas estão em pânico e falam português.


No entanto, o vídeo também não é de Brumadinho. Segundo registros primários, é de 2015, No rompimento de outra barragem, em Mariana - o vídeo original tem mais de 1 milhão de views no YouTube. 

O "Jornal Hoje" não se retratou pelo erro, nem mesmo a Globo.

Por fim, pela manhã, a Record TV também exibiu um video falso atribuído à tragédia, dentro do "Fala Brasil Especial", apresentado por Lidiane Shayuri e Patrícia Costa neste sábado.


No ar, era possível ver vacas sendo arrastadas supostamente pela barragem de Brumadinho. No entanto, na realidade, era de uma enchente do fim do ano passado.

Ao término da edição, Lidiane pediu desculpas pelo vídeo errado e explicou do que se tratava.

NA TELINHA

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem